segunda-feira, 16 de maio de 2011

Eleições Sindicato dos Bancários de BH e Região

   Nos dias 24, 25 e 26 de maio o Sindicato dos Bancários de BH e Região realiza eleições para renovação da diretoria da entidade para o triênio 2011/2014. Mais uma vez os bancários e bancárias do terceiro maior sindicato de bancários do Brasil terão uma oportunidade histórica de escolher pelo voto aqueles que irão conduzir o sindicato nos próximos três anos.
  
A Chapa 1 – A Chapa do Sindicato é composta por bancários que participaram da atual diretoria do sindicato e das principais conquistas da categoria nos últimos anos e novos integrantes da CAIXA, Banco do Brasil e bancos privados. Encabeçada pelo bancário da CAIXA e atual presidente do Sindicato, Cardoso, a Chapa 1 é a única articulada nacionalmente e apoiada pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro - Contraf-CUT, que representa hoje mais de 100 entidades sindicais bancárias em todo o país, congregando 90% dos bancários do Brasil.
   
Já a Chapa 2 é formada por pessoas ligadas à Federação da rua Sergipe/Contec e à Conlutas  do PSTU. A maioria dos seus integrantes são os mesmos que foram coniventes com a tentativa de privatização da CAIXA e do Banco do Brasil, assinaram acordos com reajuste zero e com retiradas de direitos como foi o caso do anuênio no BB e apoiaram a flexibilização de direitos na CLT.


Uma história de lutas e coerência na defesa dos interesses da categoria

   A CHAPA 1 - CUT , a chapa apoiada pelo sindicato, tem o compromisso de dar continuidade ao trabalho de organização e mobilização da categoria e de conquistas como a licença-maternidade de 180 dias para as bancárias, a assinatura pelos grandes bancos do aditivo que prevê o Programa de Combate ao Assédio Moral nos locais de trabalho, a contratação de mais funcionários pela CAIXA e pelo Banco do Brasil. De acordo com Cardoso, atual presidente do Sindicato, foi pela intensa participação do sindicato que nos últimos três anos tivemos campanhas salariais vitoriosas sendo que em todas elas conquistamos aumento real de salário e aumento na Participação nos Lucros e Resultados (PLR). “Para alcançarmos todas estas conquistas,  felizmente pude contar com o apoio constante de toda a diretoria que me permitiu exercer a presidência com êxito. Não poderia deixar de mencionar também o apoio da CUT que, como maior central sindical da América Latina, foi fundamental para vencermos o enfrentamento com os banqueiros” afirmou Cardoso, presidente do Sindicato dos Bancários de BH e Região.
  
  Garantir a manutenção dos postos de trabalho dos bancários,  melhorar o atendimento aos clientes e usuários com menos tempo nas filas de espera e mais segurança nas agências e defesa dos bancos públicos como bancos de função social que devem atuar apoiando programas sociais de desenvolvimento do país são alguns dos desafios que a próxima gestão do sindicato continuará enfrentando.
Cardoso, presidente do Sindicato
e Membro do Comando Nacional.
   
   Em relação ao futuro, diz Cardoso, atual presidente do sindicato: “Reafirmamos nosso compromisso em defesa do emprego, pelo fim do assédio moral e das metas abusivas, por mais contratações e igualdades de oportunidades. E neste momento em que estamos em pleno processo eleitoral para a renovação da diretoria do Sindicato quero aqui, mais uma vez, reafirmar também o nosso compromisso democrático com a categoria. É o bancário que vai decidir através do seu sagrado direito do voto o futuro do nosso Sindicato. É através do seu voto que o bancário vai dizer se quer ou não a continuidade desse trabalho por nós desenvolvido ao longo desta gestão”.

   É para fortalecer todo este trabalho pautado pela democracia, transparência, representatividade e compromisso, na defesa dos direitos dos bancários, que a diretoria do Sindicato decidiu  por unanimidade apoiar a Chapa 1 - CUT, contando com o reconhecimento da categoria para fazer muito mais em defesa do trabalhador contra este processo perverso chamado trabalho no mundo globalizado.


Taís Ferreira / jornalista
RG 4105 MG
taisttf@yahoo.com.br
(31)9806-3249

Nenhum comentário:

Postar um comentário