domingo, 1 de maio de 2011

Conheça as propostas da Chapa 1

EMPREGO

É bandeira permanente da CHAPA 1-CUT a luta pela garantia de emprego. Através de muita pressão na mesa de negociação conquistamos a contratação de mais de 30 mil empregados para a CAIXA e mais de 50 mil no BB. Defendemos o atendimento em dois turnos nas agências, garantindo jornada de 6 horas, sem redução de salário, o que ampliará os postos de trabalho, e a aplicação da convenção 158 da OIT que proíbe demissão imotivada.

SALÁRIO

Nas últimas campanhas salariais garantimos aumento real de salário e aplicação da Convenção Coletiva Nacional que fortaleceu nossa luta em defesa da categoria. Vamos fortalecer ainda mais a mobilização da categoria e ampliar a luta para conquistar mais e melhores salários para os bancários.

PLR

A forte mobilização da categoria conquistou um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), incluída em convenção coletiva nacional, com 90% do salário mais valor fixo. Conquistamos também o adicional de PLR de 2% do lucro distribuído de forma linear a todos os trabalhadores com teto de R$2.100,00 e a PLR social na CAIXA com 4% do lucro líquido distribuído linearmente entre os empregados. É compromisso da CHAPA 1 fortalecer ainda mais a mobilização para conquistar uma PLR ainda melhor, sem os descontos dos programas próprios dos bancos.

JURÍDICO

Através do departamento jurídico, conseguimos vitórias em ações coletivas e processos individuais em defesa dos direitos dos bancários, como a parcela compensável no banco ITAÚ e a reposição salarial da lei 8222/91 no Unibanco. Por intermédio do Jurídico revertemos, na CAIXA, abonos de faltas e impontualidade previstas no regulamento de pessoal do banco, auxílio alimentação para os aposentados, incorporação de gratificação, sétima e oitava hora, além de impedir a CAIXA de descontar os dias parados durante a greve de 2007. No Banco do Brasil, foram movidas ações como a do anuênio e do vale-transporte, compensação irregular de horas extras e a majoração em 15 minutos do horário de trabalho após a implantação dos pontos eletrônicos. O Sindicato, através do seu departamento Jurídico, ainda atuou decisivamente no combate à terceirização irregular através de pedido de enquadramento de trabalhadores vinculados à empresas prestadoras de serviço tipicamente bancário e conseguiu importantes vitórias através de indenizações por assédio moral.

SEGURANÇA

O Sindicato lançou, juntamente com a Contraf-CUT, o projeto de lei municipal para combater a chamada “saidinha de banco”, que vem aterrorizando a sociedade. Vamos intensificar a luta pela instalação de mecanismos de segurança como portas giratórias nas agências de todos os bancos, e a aplicação da lei estadual de segurança bancária. Além disso, vamos ampliar as ações em conjunto com o Ministério Público visando garantir mais segurança para os bancários, clientes e usuários dos bancos.

MULHERES

Conquistamos a prorrogação da licença-maternidade de 180 dias para bancárias e garantimos reajuste do auxílio-creche/babá na convenção coletiva nacional. Vamos fortalecer a luta contra a discriminação nos locais de trabalho, contra o assédio moral e sexual e pela igualdade de oportunidade.

COMBATE AO ASSÉDIO MORAL

Pela primeira vez conquistamos a assinatura pelos grandes bancos do aditivo que prevê o programa de Combate ao Assédio Moral no ambiente de trabalho. Vamos mobilizar a categoria para que esta conquista seja efetivamente colocada em prática pelos bancos.

SAÚDE

Além das campanhas de prevenção, ampliamos a luta por políticas públicas, conquistando direitos aos trabalhadores como, por exemplo, a aprovação da resolução que estabelece o nexo epidemiológico para a concessão de benefício acidentário para portadores de LER/DORT e doenças do transtorno mental (estresse, depressão), além da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). Conquistamos a extensão da cesta alimentação para os bancários com até seis meses de afastamento, a antecipação salarial para afastados e a estabilidade de 60 dias no retorno ao trabalho por doença comum.
Agora é ampliar a luta para que os bancos cumpram a legislação sobre a saúde do trabalhador e os acordos assinados. Além disso, vamos lutar por uma previdência pública e transparente.

DELEGADOS SINDICAIS

Conquista da categoria através das greves realizadas nos últimos anos, as eleições para delegados sindicais são um importante instrumento de mobilização. Poucas categorias conquistaram esse direito. A CHAPA 1 - CUT tem o compromisso de defender esses delegados dando todo apoio e realizando eleições todos os anos.

CONVÊNIOS

Na última gestão, reafirmos o compromisso com a categoria e ampliamos nossa rede de convênios, principalmente com faculdades e colégios, beneficiando centenas de bancários e seus familiares. Atualmente, temos mais de 200 convênios na área de educação, saúde, comércio, produtos, serviços, lazer e outros seguimentos de interesse da categoria. Vamos ampliar mais ainda a rede de convênios.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL

Através Instituto Educacional dos Bancários (IEB) o Sindicato qualificou mais de 6 mil bancários nas mais diversas especialidades exigidas pelo mercado, como o CPA10 e CPA20. Vamos ampliar a oferta de cursos para qualificar ainda mais os bancários.

APOSENTADOS

É compromisso da CHAPA 1– CUT lutar pela valorização do salário mínimo, pela correção da tabela do Imposto de Renda, pela efetiva aplicação do Estatuto do Idoso e, juntamente com a ABAPBEL, promover ações em defesa dos direitos dos aposentados.

REFORMA SINDICAL

Conquistamos junto com a CUT, o reconhecimento das centrais sindicais como legítimas representantes dos trabalhadores, o que fortalece ainda mais a luta dos bancários em defesa dos seus direitos. A CHAPA 1 - CUT defende o fim do Imposto Sindical e da Taxa Confederativa.

IGUALDADE DE OPORTUNIDADES

Trabalhamos pela equidade de gênero, raça e orientação sexual e inclusão na Convenção Coletiva de Trabalho das Comissões de Igualdade de Oportunidades, Contra o Assédio Moral e Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual.

CULTURA

O Sindicato consolidou o “Carnaval sem Aids” na agenda cultural de BH e em várias cidades do interior como São João Del Rei, Itaúna e Sete Lagoas com apresentações e intervenções nas ruas e escolas. Ao completar 18 anos, o Bloco do Pirulito leva alegria e conscientização sobre os perigos da contaminação pelo vírus HIV para a população.

DEFESA DOS BANCOS PÚBLICOS

É bandeira da CHAPA 1– CUT lutar em defesa dos bancos públicos federais, contra a privatização e pela consolidação de sua função social como bancos de fomento e que invistam no desenvolvimento social do país.

AUXÍLIO EDUCAÇÃO

Através de muita luta e pressão os bancários conquistaram o auxílio educação na maioria dos bancos como o ITAÚ, CAIXA, Banco do Brasil, HSBC, BMB e Santander. É compromisso da CHAPA 1 pressionar para ampliar esta conquista para todos os bancários.

COMUNICAÇÃO

Em constante sintonia com a categoria, buscamos uma comunicação mais ágil e moderna para possibilitar a troca de informações, além da ampliação dos nossos veículos de comunicação. Nossa proposta é ampliar a sintonia com a categoria através de novas tecnologias, site, blogs e redes sociais, possibilitando uma comunicação direta e ágil da categoria com o sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário