QUEM SOMOS



Experiência e Luta



Encabeçada pelo bancário da CAIXA, Cardoso, a CHAPA 1-CUT- A Chapa do Sindicato reúne todas as forças políticas do movimento sindical bancários da base de BH e Região que integram a CUT - Central Única dos Trabalhadores. Essa unidade, aliada à experiência de quem vem construindo uma história vitoriosa no Sindicato, é a certeza de muitas conquistas para a categoria.

PRESIDENTE
CARDOSO - CAIXA

Bancário desde 1981, Cardoso ingressou como escriturário na Caixa Econômica Federal em 1989 e, desde então, vem mantendo uma atuação marcante no movimento sindical bancário de Minas e do Brasil. Biólogo formado pela UFMG, Cardoso foi delegado sindical por diversas vezes, participou ativamente de todas as greves da categoria. Em 2005, foi eleito diretor de Cultura do Sindicato. A sua experiência na luta em defesa dos direitos dos bancários o levou à presidência do Sindicato em 2008, quando esteve presente nas várias campanhas que trouxeram importantes vitórias para a categoria. Membro do Comando Nacional, participa diretamente das negociações das reivindicações da categoria com os banqueiros. Integrante da Comissão Executiva dos empregados da CAIXA (CEE- CAIXA), Cardoso é candidato à reeleição pela CHAPA 1 - CUT para dar continuidade ao trabalho em defesa dos direitos dos bancários. 



DIRETORIA EXECUTIVA




SECRETÁRIO GERAL


José Adriano Soares de OliveiraBANCO DO BRASIL

Funcionário do BB desde 1993, foi Gerente de Módulo (PJ). Atualmente é diretor do Sindicato, suplente na Comissão de Empresa dos funcionários do BB e participa do Conselho de Usuários da Cassi. É formado em História pela UFMG e cursa MBA em gestão de pequenas e médias empresas na UNA.






DIRETOR DE FINANÇAS

Odinei Silva de SouzaSANTANDER
Bancário desde 1986. Dirigente sindical desde 1999, é técnico em contabilidade e atual diretor financeiro do Sindicato. Cursa Ciências Contábeis na Faculdade Batista. Membro da COE do Santander.




DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO



Paulo Roberto Barros RURAL
Formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Educação Ambiental. É diretor Administrativo da Fetraf-MG (Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de MG) e do
Sindicato.





DIRETOR JURÍDICO

Sebastião Elcio  (Elcinho) - BRADESCO
Bancário desde 1991 na função de Caixa. É bacharel em direito pela PUC-Minas, pós-graduado em Direito do Trabalho e atual diretor do Departamento Jurídico do Sindicato.






DIRETOR DE COMUNICAÇÃO

Kennedy Santos - ITAÚ
Bancário desde 1981, foi membro da CIPA do Unibanco/Carijós por dois mandatos. Eleito em 2005 pela Fetraf-MG como representante da Comissão de Segurança Bancária. Eleito por três anos membro da COE-Unibanco. É diretor regional do Sindicato.




DIRETOR DE FORMAÇÃO

Leonardo Marques BRADESCO

Bancário do Bradesco desde 1983. É formado em Contabilidade com licenciatura e bacharelado no curso de Geografia. É analista ambiental e atual diretor do Sindicato. 





DIRETOR DE PESQUISA

Marco Aurélio AlvesMERCANTIL

É bancário do Mercantil do Brasil desde 1989. Coordenador nacional da COE do Mercantil do Brasil. É o atual diretor de Pesquisa do Sindicato e responsável pela Biblioteca Guimarães Rosa da ABAPBEL. Formado em biblioteconomia pela UFMG.



DIRETORA DE CULTURA 

Eliana Brasil CamposCAIXA
É bancária da Caixa Econômica Federal há 21 anos. Diretora de Finanças do Sindicato de 1996 a 1998, integrou a diretoria da entidade de 2002 a 2005. É diretora regional do Sindicato e diretora de Comunicação da APCEF-MG.




DIRETORA DE SAÚDE

Luciana Duarte LopesITAÚ


Bancária desde 1985, técnica em enfermagem e técnica em análise ergonômica do trabalho pela UFMG. É diretora do departamento de saúde, foi diretora da Contraf-CUT. É membro da COE Itaú-Unibanco e da mesa temática de saúde do trabalhador da Contraf-CUT, representando o SEEBBH.



DIRETOR DOS APOSENTADOS

Messias Caetano Neto APOSENTADO
É presidente da AJUBEMGE e membro do Conselho Deliberativo da Fundação
Itaubanco, do Conselho Deliberativo da BEMGEPREV e do Conselho Fiscal da Fundação Pampulha. É aposentado pelo BEMGE/ITAÚ, formado em Administração de Empresas e atual diretor do Sindicato.





1º SECRETÁRIO

Wander de Castro GarciaBRADESCO
Bancário desde 1988, é geógrafo e analista ambiental pós-graduado em Educação Ambiental. Diretor do Sindicato em seu terceiro mandato. Representante da CIPA na Agência BH Centro.



1º TESOUREIRO

Geraldo de OliveiraHSBC
Bancário desde 1989, é diretor do Sindicato desde 2005. Formado em História/Geografia pela Fundação Monsenhor Messias de Sete Lagoas. É membro da COE do HSBC.







CONSELHO FISCAL





Carlindo Oliveira (Abelha) BRADESCO

Funcionário do Bradesco desde 1986. É diretor do Sindicato e Secretário de Relações Sindicais da Contraf-CUT. Atua como coordenador nacional da Comissão dos Empregados do Bradesco.





Davidson de SiqueiraSANTANDER

Bancário há 28 anos, é responsável pelas negociações financeiras e cooperativas. Atualmente é diretor Jurídico da Fetraf-MG e diretor regional do Sindicato.








Giovanni Castro - HSBC
Bancário desde 1992,é gerente de serviços da agência Centro Industrial do HSBC. Formado em Ciências Contábeis, é diretor do Sindicato em sua primeira gestão.









Luiz Mendes Lopes CAIXA


Bancário da CAIXA desde 1981, lotado no PV Mangabeiras, foi membro do Conselho Fiscal da APCEF-MG. Atualmente é membro do Conselho Fiscal do Sindicato. É formado em Direito.






Paulo Faria ( Paulinho) ITAÚ


É bancário do ITAÚ desde 1986. Formado em Gestão de Instituição Financeira pela PUC-Minas. Lotado na Rua Albita – GPSA participou de todas as greves da categoria.






Sebastião Maria (Tiãozinho) - BRADESCO


Militante dos movimentos sociais e populares. Foi representante do Sindicato na Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual – CGROS e membro da Executiva da Comissão Nacional Contra a Discriminação e Racismo – CNCDR-CUT.







CONSELHO DE REPRESENTANTES EM ENTIDADES DE GRAU SUPERIOR




Fernando Neiva - CAIXA

Bancário há mais de 20 anos, diretor do Sindicato dos Bancários de 1996 a 1999, presidente do Sindicatopor três gestões. Formado em economia pela PUC-Minas, pós-graduado em Gestão Empresarial pela UFRJ e Políticas Públicas pela UFMG. É membro da direção nacional da CUT.


Neemias Rodrigues BRADESCO

Membro da CIPA da agência Pólo em 1998, integra a diretoria do Sindicato desde 1999. Foi diretor da Fetraf-MG na gestão 2000/2003. Atual vice-presidente da Contraf-CUT, é formado em Ciências Sociais pela UFMG.






Ramon Silva Peres - ITAÚ

Bancário desde 2004, é Coordenador Estadual da COE-ITAÚ. Administrador de Empresas, é pós-graduado em Gestão Estratégica e Liderança com Pessoas e Equipes e em Docência do Ensino Superior.





Wagner Nascimento - BANCO DO BRASIL
Funcionário desde 2002, Gerente de Serviços na Ag.Carlos Prates. Formado em Administração, pós-graduando em Gestão Previdenciária, é diretor do Sindicato e membro da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB e conselheiro eleito da Previ.


DIRETORES REGIONAIS



Antônio Guimarães (Magaiver) - ITAÚ

Bancário desde 1983. Formado em Matemática pela Uni-BH, com pós-graduação na Universidade Castelo
Branco, é professor da Rede Municipal de Ensino de BH e diretor do Sindicato.



Carlos Augusto (Mosca) - BRADESCO

Funcionário da ag. Pólo há 26 anos, membro da COE Bradesco. Bacharel em Direito pela PUC-Minas. Foi diretor da CUT-MG e da Fetraf-MG. Presidiu o Sindicato durante a Campanha Salarial 2004. É o atual diretor de Formação do Sindicato. É representante do sindicato junto ao COREP (Conselho de Representantes  dos Funcionários do BDMG).




Cleber Wolbert - ITAÚ

Bancário desde 1989 do ex-Bemge. Formado em história, é membro da Comissão de Organização dos Empregados do ITAÚ (COE). É representante do sindicato junto ao COREP (Conselho de Representantes  dos Funcionários do BDMG).




 


Cynthia Umbelino CAIXA

Na CAIXA desde 1989, é lotada na ag. Venda Nova há 15 anos. Formada em Gestão Comercial pela UNA, é delegada sindical e participa ativamente do movimento sindical bancário.





Edmar da Costa - ITAÚ 

Bancário desde 1987, é Gerente de Relacionamentos. É formado em história pelo Centro Universitário Newton Paiva.





Fernando Lemos - SANTANDER

Bancário desde 1999, é técnico em contabilidade e supervisor de operações da Central Operacional. Atualmente é diretor regional do Sindicato.






Helberth de Souza - BANCO DO BRASIL

Funcionário desde 2000, trabalhou nas agências Tamoios, Guarani, Gutierrez e Cidade Nova. É gerente de contas PJ. É representante sindical e coordenador da Equipe ECOA da ag. Cidade Nova. Formado em Direito pela UFMG, pós-graduado em Direito Público pela Newton Paiva.




Jacqueline dos Santos - ITAÚ

Graduada em Administração de Empresas com ênfase em finanças pela Faculdade Novos Horizontes. Trabalhou de 1998 a 2011 nos bancos Bandeirante, Unibanco e ITAÚ.










Jerry Adriane CAIXA

Empregado da CAIXA desde 1989. Formado em Letras e bacharel em Interpretação Teatral pela UFMG, com especialização em Gestão Cultural pela Fundação Clóvis Salgado. Foi diretor Sociocultural da APCEF/MG de 1998 a 2003 e diretor de Cultura do Sindicato.






Leonardo Ferreira - CAIXA

Bancário da CAIXA desde outubro de 2005. Delegado sindical na Ag. Tupinambás, atualmente lotado na Ag.Século. Graduado em Gestão Financeira Empresarial pela Faculdade Pitágoras.






Leonardo Fonseca - CAIXA

Bancário da CAIXA desde 1989, formado em Administração e pós-graduado em Gestão Empresarial pela FGV. Diretor do Sindicato, integra a Comissão de Segurança Bancária da Contraf-CUT, atualmente cursa mestrado em Administração de Empresas/Gestão e Segurança.






Liliane de Oliveira - ITAÚ

Bancária desde 1992 do ex-Bemge, é formada em direito. Iniciou sua militância no movimento estudantil. É diretora de Comunicação do Sindicato e membro da COE Itaú.







Márcia Fernandes - CAIXA

É bancária da CAIXA desde 1984. Lotada na agência Século-BH. Delegada Sindical por várias
gestões.






Márcio Chaves - BANCO DO BRASIL 

Funcionário do BB desde 1988, foi Secretário Geral do Sindicato e secretário e presidente do Conselho Fiscal da CASSI. Formado em economia e pós-graduado em auditoria externa pela UFMG, é membro do Conselho de Usuários da CASSI-MG e diretor do Sindicato.





Maristela Miranda - BRADESCO

Participa do movimento sindical desde 1982. Exerceu seu primeiro mandato sindical em 2002. É membro da Comissão de Organização do Bradesco (COE) e representante do Sindicato na Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS).







Matheus Coelho - BANCO DO BRASIL

Funcionário do BB desde 2002, trabalhou na Ag. Cidade Jardim e na Mesa de Crédito. Formado em Medicina Veterinária pela UFMG, pós-graduado em MBA de Gestão de Negócios Financeiros pela FGV-RJ, é aluno de MBA em Gestão de Pessoas pela FGF. É diretor da Fetraf-MG.






Omar Nascimento - CAIXA

Na CAIXA há 21 anos, foi delegado sindical e atualmente é diretor do Sindicato. Advogado militante, Bacharel em Direito pela UFMG.








Paulo Corrêa (Capelinha) - BRADESCO

Funcionário da Agência Pólo, integra o conselho fiscal da Fetraf-MG. É bacharel em direito pela Faculdade Promove.








Rogério Tavares BANCO DO BRASIL

No Banco do Brasil desde 2000, atualmente é Assistente na Mesa de Crédito- BH. Formado em Letras com especialização em espanhol pela UFMG e filosofia pela PUCMinas. Concluindo MBA em Negócios Financeiros pela PUC- RIO.






Tárcio Chamon ITAÚ

Funcionário do ITAÚ desde 1990, diretor regional do Sindicato dos Bancários nas gestões 2002/2005/2008. Atua no departamento de Saúde do Sindicato. Formado em Comércio Exterior pela Fatec Internacional.








Ted Silvino Ferreira - ITAÚ

Foi membro da COE do ITAÚ. Atuou como diretor regional do Dieese-MG e como diretor Financeiro e Administrativo e Regional do Sindicato. Formado em Economia pela UFMG é diretor de imprensa da Fetraf-MG.





Umberto Gil Alcon CAIXA

Bancário há mais de 30 anos, foi presidente do Conselho Deliberativo da APCEF-MG. Membro do Conselho de Usuários de Saúde da CAIXA é administrador de Empresas formado pela UNA-BH.







Vanderci Silva - MERCANTIL

Bancário desde 1987. Lotado na Matriz no CPC - Coord. de Processamento de Cadastro. É membro da COE do Mercantil do Brasil e diretor regional do Sindicato.





Vênica de Melo BANCO DO BRASIL

Bancária desde 2005, lotada na AJURE, foi delegada Sindical em 2009, 2010 e 2011. Formada em direito pela UFMG, foi diretora de assistência no Centro Acadêmico Afonso Pena e é advogada voluntária na Divisão de Assistência Judiciária (DAJ/UFMG).








Wagner dos Santos - SANTANDER

Bancário há 25 anos, participou de todas as greves da categoria dos últimos anos. Lotado na agência Funcionários é formado em Ciências Contábeis pela PUC-Minas.







Wanderlei Pinto BRADESCO

Funcionário do Bradesco há 21 anos, lotado atualmente na agência Rio de Janeiro. É diretor regional, atua na área de esportes. Participou da organização de vários campeonatos de futebol promovidos pelo Sindicato.




Welington Marinho BRADESCO

Funcionário da agência Pólo desde 1984. Primeiro funcionário eleito para a CIPA, foi reeleito por mais quatro mandatos, sendo o último 2008. Eleito diretor para o conselho da Contraf-CUT em 2009.






fotografias: Dúnia Catelli


Nos dias 24, 25 e 26 de maio VOTE!